Todos os dias nos deparamos com novos portais, redes sociais e aplicativos em geral, todos requerem o uso de senha, senha para banco, senha para Wi-fi, senha para Facebook, senha para Instagram, senha para Orkut, senha para Gmail, senha para Msn, senha para Skype,  senha para yahoo, só falta senha para ir ao banheiro.

Deixar senhas salvas no browse, celular, smartphone e qualquer outro tipo de login é como deixar a porta encostada sem virar a chave, e o pior, com a chave na fechadura.

Como fazer para não esquecer as senhas do dia-a-dia e melhorar a segurança?
Fácil, muito fácil! Não entrarei em discursão matemática nem física, mas vou procurar explicar da melhor maneira para quem tem pouco conhecimento na área, na verdade uma receita de bolo para criar e memorizar senhas facilmente.

Vamos partir do princípio que, é mais fácil memorizar uma palavra que centenas de milhares. Então procure criar senhas utilizando nomes de coisas do seu cotidiano, coisas que vê com frequência, geladeira, teclado, etc.

palavrachave =  caneta
(variação= c4n3t4)
xx =  ??  (De acordo com  o aplicativo ou site visitado, normalmente duas ou três letras e/ou números correspondentes ao nome do portal, site, aplicativo.)

Fórmula:   palavrachave+xx = senha fácil de memorizar

Usando a palavra “caneta” sem variação:
Ex¹: Senha para Facebook  ? caneta+fb = canetafb
Ex²: Senha para acessar Gmail  ? caneta+gm = canetagm
Ex³: Senha para Msn  ? caneta+msn = canetamsn   (obs. pode-se usar três letras quando tratar-se de nomes curtos)

Para maior segurança podemos utilizar uma variação conseguida trocando letras por números, veja abaixo:

Fórmula:   palavrachave+xx = senha fácil de memorizar
Usando a palavra “mangaba” com variação (fazendo uma troca de letras por número a variação de mangaba vai ser m4ng4b4 (note os três números 4 no lugar da letra “a“)):
Ex¹: Senha para Hotmail   ? m4ng4b4+hm = m4ng4b4hm
Ex²: Senha para Skype  ? m4ng4b4+sk = m4ng4b4sk
Ex³: Senha para Instagram  ?  m4ng4b4+ig = m4ng4b4ig  

Bem fácil de memorizar e gerenciar, só precisa lembrar da palavra chave(que pode ser qualquer uma e/ou sua variação) e associar ao nome do portal ou aplicativo.

Lembre-se, nínguem precisa saber sua palavra chave, somente você!

(De acordo com  o aplicativo ou site visitado, normalmente duas ou três letras e/ou números correspondentes ao nome do portal, site, aplicativo.)