Para quem precisa editar e até mesmo fazer testes de templates do WordPress, mas não tem uma instalação de testes online segue uma dica que você de precisar um dia. Acostumado a fazer tudo online pensei que não fosse precisar deste tipo de plataforma offline, porém como acontece de se viajar para locais onde não se tem acesso à internet e aproveitar para adiantar aquele novo layout de algum blog segue um rápido tutorial de como fazer, neste exemplo vamos utilizar o WordPress, mas a dica vale também para utilização de Joomla, Plig, Drupal, Mambo e qualquer plataforma que necessite trabalhar com PHP e MySql somente alterando algumas linhas de configuração do CMS.
Primeiro é necessário ter um servidor Apache com MySQL, putz… e agora? bom, é mais fácil do que se imagina quando se utiliza as ferramentas corretas, dentre as opções que temos vou citar duas delas que são o EasyPHP e o Xampp , neste exemplo vamos utilizar o Xampp que tem versões para Windows, Mac, Linux e Solaris além de ser gratuito.

I -Faça download do Xammp para Windows CLICANDO AQUI, instale num diretório de sua preferência, eu aconselho a instalar em C:\xampplite que é o diretório padrão da aplicação.

II – Vá até a pasta onde foi instalado ou extraído o Xampp e clique duas vezes no arquivo setup_xampp.bat , uma janela DOS vai abrir e após aparecer na tela a palavra “Pressione qualquer tecla para continuar” dê “enter”, pronto, agora só falta startar o Apache e MySQL.

xampp1.JPG

III – No mesmo diretório localize o arquivo xampp-control.exe e dê um duplo clique afim de executá-lo, aparecerá a tela abaixo, então clique em “Start” para o Apache e também para o MySQL.

xampp2.JPG

Após “startar” o Apache e o MySQL note que o botão mudou para “Runing”, se por acaso não estiver conseguindo inicializar os servidores observe suas configurações de Firewall.

xampp3.JPG

IV – Em seu browse digite a url http://localhost/, você verá uma tela onde deverá escolher a língua de trabalho da aplicação (Xampp) , clique em português e abrirá a tela abaixo onde deverá clicar em phpMyAdmin.

xampp4.JPG

Vamos criar um novo banco de dados afinal vai ser necessário que se tenha um para que o WordPress funcione, clique e escolha um nome para o novo banco de dados por exemplo ” bancodeteste” e selecione “utf8_unicode_ci” em seguida clique em “Criar”.

xampp5.JPG

Pronto agora você já tem um servidor Apache + MySQL rodando localmente e poderá fazer seus testes como se estivesse online utilizando o banco de dados de testes.

xampp6.JPG

Agora vamos para a segunda parte que é na verdade uma instalação local do WordPress, baixe a versão mais recente do WP e descompacte-a no diretório “c:\xampplite\htdocs“, então deverá acessar o diretório “c:\xampplite\htdocs\wordpress” localizar o arquivo “wp-config-sample.php” e editar o mesmo de acordo com as instruções abaixo.

// ** MySQL settings ** //
define(‘DB_NAME’, ‘wordpress’); // The name of the database
define(‘DB_USER’, ‘username’); // Your MySQL username
define(‘DB_PASSWORD’, ‘password’); // …and password
define(‘DB_HOST’, ‘localhost’); // 99% chance you won’t need to change this value

Acima o que deverá ver ao abrir o arquivo e abaixo o que deverá ser substituído na cor vermelha.

// ** MySQL settings ** //
define(‘DB_NAME’, ‘
bancodeteste‘); // The name of the database
define(‘DB_USER’, ‘root‘); // Your MySQL username
define(‘DB_PASSWORD‘, “); // …and password (needs to be empty, just for local install)
define(‘DB_HOST’, ‘localhost’); // 99% chance you won’t need to change this value

Salve o arquivo como wp-config.php.

Abra o browse e digite http://localhost/wordpress/wp-admin/install.php“, pronto, é só proceder como uma instalação normal do WordPress inclusive a parte de temas e plugins.