Supercomputador entra em operação no CPTEC A NEC e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) colocam em operação, nesta terça-feira (31/7), o novo sistema computacional de alto desempenho para o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que servirá como base para a definição do próximo supercomputador do órgão, previsto para 2008. A tecnologia do cluster de 1,1 mil processadores é da norte-americana Sun Microsystems, com a qual a NEC mantém uma aliança global e de suporte técnico para sistemas computacionais de alto desempenho. […]


t047838a1.jpgLendo a noticia acima lembrei do Cray 1 e resolvi falar um pouco sobre o primeiro supercomputador que chamava-se Cray 1 (foto) e apareceu em 1971. Foi pensando em apresentá-lo ao mundo que Seymour Cray fundou em 1970 a Cray Research . O trabalho para a construção de um Cray era demorado e levava-se meses pois as peças eram fabricadas na própria empresa de forma artesanal e na cor desejada pelo comprador.

Observe na foto que o mesmo tem a forma de um “C”, a estrutura foi planejada desta forma afim de reduzir o comprimento dos fios e por conseguinte a redução no tempo em que os sinais se deslocavam de um lado para o outro. Um curiosidade é que estas mesmas máquinas com desenho esquisito eram utilizados pelos funcionários da Cray como aquecedor durante o inverno de Minesota pois utilizavam um sistema especial de arrefecimento que suportava altas temperaturas, apesar de estar no ínicio da década de setenta estas máquinas eram bem rápidas porém caras.

Em um discurso em 1974 Cray disse, ” Em todas as máquinas que já desenhei, o custo foi sempre uma consideração secundária. Importava descobrir como construi-las o mais rapidamente possível, ignorando completamente os custos.”, esta era sua filosofia e demostrava que o para ele o sucesso não tinha preço pois a última coisa que importava ao iniciar um experimento era o valor a ser gasto com o mesmo.

Especificações e preço de um Cray em 1976 quando suas vendas foram iniciadas:

Modelo: Cray 1
Processamento:
160 MFLOPS ( 160 milhões operações aritméticas por segundo)
Custo:
U$ 700,000,00

Foto da montagem de um Cray 1 ucs_cray1_install1.jpg

 

Um dos detalhes é que a Cray Research ainda comercializa seus supercomputadores na cor desejada, o último modelo lançado é o Cray XT4 com tecnologia AMD.

Cray XT4 (hoje)
crayxt4_image1.jpg

Para saber mais sobre o Cray 1 clique aqui.

Maiores informações no site da Cray Research