reactos.JPG

Sistemas operacionais que se propõem ser uma alternativa ao Windows surgem todos os dias, estive fazendo uma pesquisa sobre os mesmos e acabei encontrando o site do ReactOS ,um sistema de código aberto e livre que tem a promessa de ser totalmente compatível em hardware e software com a ¨janela do tio Bill”. A versão disponível até o momento deste post é o ReactOS 0.3.1s e assim como aconteceu com o Linux o projeto depende da ajuda de programadores voluntários, então se você tem conhecimento e tempo e puder ajudar, aproveita e dá uma força ao pessoal. O link para tirar dúvidas referentes a ajuda é Developer FAQ.

O sistema até o momento roda somente na plataforma x86, mas já estão estudando a possibilidade de funcionar em todos os chips Intel x64, Intel Xeon x64, AMD Athlon, Athlon x64 e processadores Opteron (AMD) , contudo somente em 32 bits. O ReactOS pode rodar diretamente em um CD sem a necessidade de instalação em VMware ou pode ser instalado ocupando bem menos pouco espaço que o Windows nosso de cada dia, pois o tamanho do arquivo de download não ultrapassa 25MB (até agora). Acompanham o sistema alguns poucos aplicativos básicos a exemplo do Bloco de Notas, Calculadora, Wordpad e um interessante instalador para fazer download das aplicações já compatíveis e aquelas que forem se tornando compativeís.
Para navegação na internet temos o ReactOS Internet Web Browser ( Necessita do Mozilla ActiveX Control), o velho IExplorer 0.3.01 e também nosso querido Firefox na versão 1.5 (precisa ser baixado). Disponível em 3 línguas: inglês, português de Portugal e português do Brasil.

Ainda falta muito para realmente o ReactOS se tornar uma dor de cabeça para o tio Bill. Vamos ver o que acontece no futuro.

Abaixo alguns screens e link para página de download.

download1.png

 

react1.jpg

Mais Screenshots

 

Ornando Cerqueira