StellariumStellarium é um software livre de astronomia para visualização do céu, tal como o veria a olho nu, com binóculos ou com um telescópio, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, este programa simula o céu diurno, nocturno e os crepúsculos muito bem, aproximando-se grandemente da realidade.

A aplicação mostra mais de 120000 estrelas, constelações, planetas, nebulosas, sol e lua, com informação detalhada, tendo por base o catálogo do projecto Hipparcos. Permite renderizar imagens do céu com qualidade fotográfica em três dimensões, assim como paisagens de solo e efeitos atmosféricos. Utilizando as coordenadas geográficas de uma localidade (latitude e longitude), o programa mostra o céu numa
determinada data e hora (dia ou noite), em qualquer ângulo de visão e com diferentes graus de aproximação (zoom). Com este simulador pode ainda observar eclipses do sol e da lua, fornecendo a data e hora do fenómeno, juntamente com as coordenadas geográficas de uma localidade onde o eclipse poderá ser observado. A possibilidade de projecção fish-eye de 180º para cúpulas faz com que este software seja utilizado em diversos planetários.

Stellarium

O Stellarium está disponível em diversas línguas, incluindo o português e é multi-plataforma: está disponível Windows, Linux e Mac OS X.

Download [win]: Stellarium 0.9.0 [34.95MB]

Download [mac]: Stellarium 0.9.0 [45.9MB]

Download [linux]: Stellarium 0.9.0 [32.19MB]

Fonte: PeopleWare