GPS  Pesquisadores da Austrália criaram a solução para fazendeiros que têm problemas em perder seu gado quando alguém deixa a porteira da fazenda aberta: uma cerca invisível e virtual.

Depois de três anos de pesquisa, eles desenvolveram o protótipo de um sistema que usa tecnologia GPS, em um projeto chamado Bovinos Sem Fronteiras. O sistema utiliza “colares”, que funcionam por bateria, para emitirem um som de aviso ao gado quando este se aproxima do limite virtual. Se uma vaca deseja chegar mais perto, esse colar -– que tem um chip instalado -– emite um barulho de aviso. Se ela continuar, levará um leve choque.

“É uma cerca elétrica invisível”, disse Andrew Fisher, da Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Nação, na Austrália. “As fronteiras são desenhadas pelo GPS e apenas existem como uma linha no computador. Não há fios nem transmissores fixos. E os resultados são os mesmo que com uma cerca convencional com postes e fios.”

Segundo o site do jornal britânico “The Guardian”, Fisher afirmou que os experimentos, conduzidos na presença de especialistas em animais, mostraram que o gado levou menos de uma hora para aprender a voltar para trás quando ouvia o barulho de aviso. Os animais não ficaram estressados por utilizarem o colar, que deu um choque de 250 miliwatts descrito como pouco mais que a força da eletricidade estática.

As baterias, porém, atualmente duram apenas uma semana. Para uma aplicação viável, seria preciso uma vida útil de vários meses — por isso, versões comerciais só devem estar disponíveis em 10 anos.

“Segundo pesquisadores, animais aprenderam rápido os sinais de aviso.”

Fonte: G1