Teste público de Halo 3 pode ser tendência em gamesUm teste público de “Halo 3”, jogo que a Microsoft deve lançar em breve, está em curso e envolve mais de meio milhão de jogadores, o que pode encorajar outras empresas a conduzir testes de seus títulos para criar interesse do público antes do lançamento.O teste foi iniciado em 16 de maio, com os usuários baixando porções do jogo por meio de códigos distribuídos pela Microsoft ou inseridos em “Crackdown”, outro game para Xbox 360 lançado em fevereiro.

A versão final de “Halo 3”, o mais conhecido jogo da gigante do software, no qual os usuários assumem o papel de um soldado do futuro enfrentando um exército alienígena, deve chegar às lojas em 25 de setembro.

Apesar de problemas nas horas iniciais do teste beta, que impediram alguns jogadores de “Crackdown” de baixar o código necessário para a inscrição, a Microsoft anunciou que mais de 580 mil pessoas já jogaram a versão beta online.

“O que nos apanhou de surpresa (quanto a ´Halo 3´) foi a escala do fenômeno”, disse Frank O´Connor, da Bungie Studios, subsidiária da Microsoft que desenvolveu “Halo”. “Se você antecipa que terá milhões de jogadores online, é preciso que esteja preparado,” afirmou.

Testes beta públicos são comuns no reino dos jogos de computador e representam ferramenta preciosa para a detecção e correção de defeitos. No entanto, os testes e jogos para consoles são geralmente conduzidos por grupos reduzidos e controlados, e a portas fechadas. Por isso, o teste público de “Halo 3” é um dos primeiros a envolver uma quantidade tão grande de usuários.

Alguns especialistas do setor consideram que o componente de correção de defeitos no atual teste tem importância mínima, e classificam a idéia do teste público de “Halo 3” como uma nova ferramenta de marketing para promover jogos.

“O beta público claramente tem por motivo a promoção do jogo”, disse Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan. “É altamente improvável que algum material seja acrescentado ao jogo como resultado dele.”

Fonte: Estadão