A visita do Papa Bento XVI ao Brasil está levando mudanças até mesmo da estrutura tecnológica dos lugares por onde ele vai passar. Na cidade de Aparecida, em dois principais pontos — as regiões da Basílica Nova e da Basílica Antiga –, uma rede de internet sem fio gratuita está disponível desde o dia 3 de maio, promovendo inclusão digital aos habitantes e possibilitando acesso à web para a comitiva do Papa, jornalistas e visitantes da região.

A implantação, que faz parte de um projeto que ainda conta com mais duas etapas a serem colocadas em funcionamento até setembro, foi promovida pela empresa de tecnologia D-Link. No futuro, pontos de acesso serão interligados para melhorar a possibilidade de comunicação de estruturas da prefeitura, possibilitando a implantação de câmeras de segurança e a utilização de telefonia VoIP (voz sobre IP), diminuindo custos.

Durante a visita do Papa, a cidade deve receber mais de 500 mil visitantes, que terão agora acesso à internet. A rede não cobre 100% da cidade, mas usuários de regiões que não estão na área de cobertura podem aproveitar o sinal com antenas mais potentes. A estrutura também tem equipamentos para garantir a segurança da navegação, prevenindo possíveis ameaças à rede.

Fonte: G1