Dell lança três computadores com sistema operacional Linux UbuntuSão as primeiras máquinas voltadas para o consumidor final, que a fabricante entrega com  este sistema

A Dell lançou nesta quinta-feira (24/05) seus três primeiros computadores para consumo rodando Linux Ubuntu 7.04, sendo dois deles desktops e um notebook Inspiron E1505n.

Outros fabricantes de PCs, incluindo HP e Lenovo, também vendem computadores com Linux, mas são máquinas customizadas, já que a demanda no varejo é muito maior para equipamentos com Windows.

Os PCs estarão disponíveis nos Estados Unidos, pelo site da Dell. O portátil custa a partir de 599 dólares  e  os dois desktops – Dimension E520 e XPS 410n – têm preços a partir de 599 dólares e 849 dólares, respectivamente. Como base de comparação, um XPS 410 com Windows Vista Premium custa a partir de 899.

O Ubuntu 7.04, distribuição Linux escolhida para os sistema da Dell no início deste mês, é o sistema que roda no laptop pessoal de Michael Dell, presidente do conselho e CEO da companhia.

A oferta de PCs com Linux é resultado de feedbacks dos usuários no site de idéias da Dell. A empresa recebeu mais de 100 mil contribuições sobre o uso do sistema operacional livre nos computadores.

Os três computadores usam processador Intel Core 2 Duo. Os desktops têm 1 gigabyte de memória RAM e disco rígido de 250 GB, enquanto o laptop vem com 512 megabytes de RAM e 80 GB de disco rígido.

A Dell oferece suporte a hardware pelos canais tradicionais e suporte básico a software por meio de vários sites e fóruns dedicados ao Linux. A Canonical – que promove a disseminação e oferta de produtos baseados em software livre – oferece upgrade de serviço pelo seu site. A companhia também criou o Dell Linux Forum para que os usuários encontrem recursos, soluções de problemas e possam discutir questões ligadas ao seu novo PC.

No Brasil, a Dell ainda não divulgou planos de lançar equipamentos com Linux.

Fonte: PcWorld