foma.jpgNovos aparelhos da operadora japonesa NTT DoCoMo, que começarão a ser vendidos no Japão este mês, trarão uma nova tecnologia anunciada no começo da semana pela firma GestureTek. Os celulares da linha FOMA 904i utilizarão a tecnologia EyeMobile, capaz de utilizar a câmera embutida em um aparelho para reconhecer os movimentos executados pelo usuário. A princípio os grandes beneficiados serão os jogos, mas até o fim de 2007 espera-se que a tecnologia também seja utilizada em navegação em mapas.

Os executivos da companhia ainda contam com a possibilidade de usar a EyeMobile também para auxiliar no controle de menus e na navegação entre fotos, além de melhorar a maneira como se navega na internet pelo celular, conforme noticiou o site ZDNet.

Após o sucesso do novo console da Nintendo, Wii, que tem como principal recurso o reconhecimento de movimentos, algumas fabricantes já começaram a pensar em soluções semelhantes. Entre elas, as empresas Nokia, Samsung Electronics, LG Electronics e até a Apple, já procuram reproduzir a tecnologia de um pequeno dispositivo embutido no controle do Wii, chamado medidor de aceleração, para integrar novos aparelhos telefônicos.

Porém, a inclusão de um novo dispositivo, por menor que seja, adiciona custo e consumo de energia. A tecnologia da GestureTek se baseia então em um recurso já presente em muitos celulares e na tradução da imagem obtida via software. “O software processa uma imagem e a compara com a próxima para ver como os objetos se moveram em relação aos outros, determinando o movimento”, explicou Francis MacDougall, fundador e CTO da GestureTek.

Três tipos de movimento serão reconhecidos, e permitirão sacudir, movimentar o aparelho em todas as direções e realizar rápidos e curtos movimentos, que poderão ser usados para navegação em jogos, mapas e sites.

Segundo o site DigitalMedia Asia, os novos telefones da DoCoMo virão com diversos aplicativos para tirar proveito da EyeMobile, incluindo jogos como Crash Bandicoot e Katamari Damacy, que poderão ser controlados pela movimentação do aparelho.

Mesmo com a economia, há pontos negativos. Através do medidor de aceleração é possível determinar com precisão os movimentos, o que alguns especialistas acreditam que a tecnologia da GestureTek será incapaz de fazer, principalmente por detectar os movimentos apenas em duas dimensões.

Há 20 anos no mercado, a GestureTek já criou sistemas de reconhecimento de movimento baseados em câmeras para museus e ganhou fama ao desenvolver a câmera EyeToy para os videogames Xbox 360 e PlayStation 2.
Fonte: Magnet