thumbthunderbirdlogoge5.jpgA Fundação Mozilla divulgou na sexta-feira, a primeira versão RC (“release candidate”) a ferramenta de email Thunderbird 2.0. Versões RC são versões posteriores às de teste, conhecidas como “beta”, que podem-se tornar a versão final caso nenhuma falha crítica apareça.O programa está disponível em 35 idiomas para três plataformas: Windows, Mac OS X e Linux, sendo a versão Windows a oferecer suporte completo ao novo sistema da Microsoft, Vista.

Em entrevista ao site BetaNews, o engenheiro responsável pelo programa, Scott McGregor, declarou que a nova versão é virada para todos os utilizadores que “vivem na caixa de entrada”.

Para McGregor, o foco é ajudar o utilizador a organizar os emails, e para isto foram incluídos diversos recursos de organização solicitados directamente por utilizadores da versão anterior do programa.

Os emails agora podem receber etiquetas de identificação por assunto, semelhante ao que acontece no serviço Gmail, da Google, o que facilita na hora de pesquisar por uma determinada palavra-chave. O mecanismo de pesquisa também foi melhorado para oferecer um recurso que permite encontrar termos enquanto digita-se uma palavra.

Por compartilharem código fonte de base semelhante, alguns recursos foram implementados a partir do navegador Mozilla Firefox 2.0, como é o caso de botões de retrocesso e avanço entre mensagens recebidas, que possibilita a visualização e navegação entre os emails como se o utilizador estivesse no browser.

O Thunderbird 2 RC1 possui integração com contas Gmail e .Mac, facilitando a configuração destes serviços dentro da aplicação. Caso se prove útil, McGregor afirmou que é possível adicionar outros serviços no futuro.

Entre as outras facilidades da nova versão destaque para a visualização avançada de pastas, alertas informativos, protecção antiphishing, filtro de spam, modelo de segurança open source e plugins, conforme noticia do site Linux Insider.

Até ao fim da semana mais de 2.500 utilizadores já tinham feito o download da versão RC1, enquanto outros 55 mil utilizam a versão beta.

Um segundo “release candidate” é esperado até ao fim da semana, devendo ser confirmado como versão final até ao final de abril de 2007.

Fonte: truquesedicas